Como Chutar Certo no ENEM 2017 → Descobrimos como acertar chutando!

Mesmo se dedicando aos estudos, sempre tem aquela questão que nos pega de surpresa na hora da prova. E para não lhe prejudicar no resultado, aprenda como chutar certo no ENEM 2017. São dicas que você pode aplicar na hora do sufoco e conseguir pontos a mais no exame. Confira aqui neste post como chutar certo no ENEM 2017 e garanta uma boa nota!

Como Chutar Certo no ENEM 2017

Como Chutar Certo no ENEM 2017

Como Chutar Certo no ENEM 2017

A prova do Enem é divida em dois dias, e duram 4 e 5 horas cada dia para o tempo da prova, como está descrito no edital. Pode ser um período bem desgastante e cansativo, principalmente para quem já estava tenso antes de chegarem os dias do exame. 

Os candidatos do Enem, se preparam o ano todo para responder questões de 4 áreas exigidas no Enem. Para cada área, são elaboradas 45 questões e estas são divididas de acordo com o nível de dificuldade, sendo 15 fáceis, 15 de nível mediano e 15 difíceis. 

As 15 questões de nível fácil, são as que você tem que ter mais atenção para não errar, pois o Enem não conta como resultado apenas as questões que você acertou. A nota das questões com um maior nível de dificuldade depende da quantidade de questões fáceis que você acertar. 

1421352223

Para o MEC, se você não conseguiu resolver corretamente as questões mais fáceis, as outras questões de nível mais alto pode ter sido um chute. Então tenha muita atenção na hora de resolver as primeiras 15 questões de cada área. 

Tendo uma boa quantidade de acertos das primeiras 15 questões a sua pontuação para as outras será melhor. Essa é a Teoria de Resposta ao Item (TRI) usada para calcular no Enem. Para cada nível de dificuldade a TRI avalia com um peso diferente.

Agora que você já entendeu como funciona o sistema do Enem, vamos às dicas de como chutar certo no ENEM 2017. 

Como Chutar Certo no ENEM 2017: Dicas

Para não se atrapalhar na hora de responder aquela questão que você tem mais dificuldade, siga nossas dicas para garantir uma boa pontuação.chute-png


Estude

Antes de tudo, lembramos que o estudo e preparação não devem ser descartados. Ter um bom preparo e conhecimento do assunto do ENEM 2017, serão grandes aliados na hora de fazer o chute. 

Tendo conhecimento sobre o assunto, mesmo que seja mínimo, te ajudará a fazer a eliminação das alternativas que você sabe que se adequam ao tema e não são a opção a serem assinaladas. 


“D de Deus”

É assim que muitos definem a letra escolhida para o chute. Se você já fez isso e escolheu todas as questões com a mesma alternativa, não repita isso. 

O MEC divide as alternativas em 20% da prova inteira para cada letra, ou seja, você só acertará 20% da prova marcando todas com a mesma letra. Além disso, o sistema reconhece a mesma marcação em todas as letras e computa como chute e sua nota cai mais ainda. 


Critérios de Eliminação

Leia a questão e elimine as alternativas que você sabe que não devem ser assinaladas, de forma alguma. Por isso é importante estudar. De 5 alternativas, você eliminará pelo menos 2 se souber o básico sobre o assunto. 


BIS

Mesmo que você não saiba nada sobre o assunto, tem como desvendar qual a alternativa correta. A palavra ou sequência que mais se repetir deverá ser a certa, pois isso é para causar confusão para os candidatos. Exemplo:

Por lógica, vá selecionando as opções em que os números mais se repetem. O valor da equação sendo 30% aparece mais que 10%, então, já podemos eliminar a “b” e “d”. O valor de x sendo 10% é o único que se repete, aparecendo na letra “a” e “b”. Como já eliminamos a letra “b” inicialmente, nos resta a letra “a” como alternativa correta.

a) X = 10% e Y = 30%
b) X = 10% e Y = 10%
c) X = 25% e Y = 30%
d) X = 28% e Y = 10%
e) X = 40% e Y = 30%   


Proximidade

As alternativas que se parecem bastante são um das corretas, por exemplo:

a)12,3
b)8
c)15
d)15,3
e)10

A alternativa ou será a letra a ou d, por apresentarem semelhança. Optaria pela letra “d”, pois é parecida com a letra “a” e tem o número 15 repetido na letra “c”.


Generalização

Alternativas que generalizam muito, tem grande chance de serem as erradas. Elas tem palavras como: sempre, jamais, nunca, ninguém, total, definitivamente, todos. Fique atendo a essas questões. 


Contando as letras

Se você realmente ficar sem saída para resolver a questão, responda todas e conte quantas letras de cada você marcou na prova. A que aparecer menos escolha essa para marcar a questão que você realmente não tem o que fazer. 

cartao-instagram

Como Chutar Certo no ENEM 2017 → Descobrimos como acertar chutando!
1 votos. Average 5 out of 5

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *