Diferenças SISU, PROUNI e FIES ᐅ Vantagens de Cada Programa

Saber as diferenças Sisu, Prouni e Fies te garante uma escolha certa de qual deles você irá optar e como se candidatar em cada um. Todos eles oferecem vantagens, e para saber tudo sobre as diferenças Sisu, Prouni e Fies vem com a gente!

Diferenças SISU, PROUNI e FIES

Diferenças SISU, PROUNI e FIES

Diferenças Sisu, Prouni e Fies

Ingressar numa faculdade pode ser por diversos meios. Antigamente se tinha apenas o vestibular tradicional, mas agora, os estudantes podem usufruir de vários programas do Governo, e entre o destaque estão o Sisu, Prouni e Fies.

Há grande diferenças entres eles. Para cada programa, há um requisito diferente. Mas também, apresentam alguns objetivos em comum:

  • São programas criados pelo Governo Federal;
  • Beneficiam milhares de estudantes em todas as regiões do país;
  • Usam a nota do Enem como critério de seleção;
  • Dentre muitos outros.

Mas, para entender o papel de cada um, e o programa certo para escolher de acordo com cada situação, nós vamos te explicar cada um e como funcionam. Confira nos tópicos a seguir:


Sisu

Através do Sisu são selecionados os estudantes que estão aptos a ingressar em uma das universidades públicas do país. A nota do Enem é o critério usado para selecionar os aprovados, de acordo com a quantidade de vagas para o curso escolhido. 

Funciona da seguinte maneira:

O candidato acessa o site do Sisu na data estipulada pelo programa, sempre no início de cada semestre, duas vezes ao ano, 

Você deve ter feito a última edição do ENEM e não pode ter obtido zero na redação. Para cada curso, há uma nota mínima, que são as notas de corte. Sua média no Enem deve ultrapassar a nota de corte que é divulgada a cada dia de inscrição, para assim você estar entre os classificados. Há a opção de escolher até dois cursos em que você pode concorrer. 


ProUni

Com o ProUni, você entra em instituições particulares com bolsas de estudo de 50% (parciais) a 100% (integrais). Os candidatos devem ser de baixa renda, com no máximo três salários mínimos por pessoa. Também deve ter tirado nota maior que 450 pontos e nota maior que zero na redação. 

Você deve se inscrever no programa dentro do prazo estabelecido. Há duas opções de cursos que você pode escolher e se inscrever. Assim que você for aprovado, deve ir na instituição particular e fazer sua matrícula para confirmar a sua aprovação. 


Fies

Com o Fies você consegue um financiamento para estudar em instituições particulares aprovadas pelo MEC (Ministério da Educação). Você precisa se inscrever no site do Fies e informar os seus dados. 

Após a inscrição no sistema, com a nota do Fies, você deve se dirigir até a instituição para apresentar todos os documentos. Com o Fies você só começa a pagar as parcelas ao concluir o curso. 


Sisu, Prouni ou Fies: Qual escolher?

Agora que você já conhece cada programa desse, pode escolher o que mais se encaixa com a sua condição e na instituição que você deseja entrar. 

Estes programa abrem em em datas diferentes já para você ter a oportunidade de se candidatar a todos. É essencial que você faça o Enem e tenha um bom desempenho.

A partir daí você se inscreve no Sisu para conseguir uma vaga em Universidades Públicas. Caso você não seja aprovado no Sisu, pode se inscrever no ProUni para tentar bolsas de estudos em instituições particulares.

Se não form classificado nas vagas disponíveis pelo Prouni, você tem o Fies como opção para financiar seus estudos no curso que você deseja em instituições particulares.

 

Diferenças SISU, PROUNI e FIES ᐅ Vantagens de Cada Programa
1 votos. Average 5 out of 5

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *