EJA Supletivo 2017 – Como se Inscrever, Documentos

Com o EJA Supletivo 2017, você tem a oportunidade de concluir o ensino fundamental ou médio. Saiba como se inscrever no EJA Supletivo 2017 e volte a estudar para conquistar seu diploma. Confira aqui as instruções certas de como iniciar seus estudos!

EJA Supletivo 2017

EJA Supletivo 2017

EJA Supletivo 2017

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que proporciona oportunidades para jovens e adultos, que por algum motivo, não conseguiram concluir o ensino fundamental ou médio da forma tradicional. 

As aulas são no período da noite, na maioria da instituições. São duas formas de estudo do EJA: na modalidade presencial, onde o aluno frequenta de segunda a sexta a instituição de ensino; ou na modalidade de ensino a distância (EAD), onde o aluno estuda pela internet e vai à instituição apenas para realizar as provas.

O método de ensino é próprio para adultos e jovens, assim, proporcionando um melhor entendimento ao assunto estudado. 

O EJA é um grande estimulador de futuros, trazendo de volta a chance de estudar em uma sala de aula e poder conquistar o diploma, assim como no ENEM 2017, independente de idade ou qualquer outra coisa. 

São 4 anos para obter o certificado do Ensino Fundamental (1º ao 8º ano), caso o aluno não tenha estudado nenhuma série, e para o Ensino Médio são 1 ano e meio, a metade do tempo que se leva no ensino regular, que é a forma tradicional. 


Quem pode fazer o EJA Supletivo 2017? 

Para estudar fazer o  EJA Supletivo 2017 é preciso ter uma idade mínima de acordo com cada nível de estudo. Confira: 

  • Ensino Fundamental: O aluno deve ter no mínimo 15 anos
  • Ensino Médio: Deve ter mais de 18 anos

Se você está na idade acima da categoria que você deseja estudar no  EJA Supletivo 2017 pode se inscrever. Confira a seguir como e onde se inscrever para começar a estudar!


Onde posso me inscrever para estudar no EJA Supletivo 2017?

São várias opções para estudar no  EJA Supletivo 2017, confira a seguir como e onde se inscrever: 

SESI 

Todos os anos, novas turmar para o EJA abrem nas unidades do SESI, em cada estado que tem uma sede. 

O curso pode ser feito de forma presencial ou a distância, como já explicamos. Para se inscrever, é preciso ir até a unidade do SESI mais próxima a você e se informar sobre o horário das aulas e demais informações, pois isto varia de acordo com cada Estado. 

Clique aqui para encontrar a unidade do SESI mais perto de você e contate-a para saber todas as informações precisas da instituição. 

Quem é trabalhador da Indústria não paga nada para estudar, mas quem não tem o vínculo com o setor industrial, também encontra grandes facilidade para iniciar os estudos, pagando uma mensalidade bem abaixo do valor cobrado nas escolas regulares. 

Após encontrar a unidade do Sesi mais perto, você precisa levar a seguinte documentação para se matricular:

  • Duas fotos 3×4; 
  • Cópia da carteira de identidade; 
  • Cópia do CPF;
  • Cópia da Certidão de nascimento ou casamento;
  • Cópia do comprovante de residência; 
  • Documento original ou cópia autenticada do Histórico Escolar do Ensino Fundamental I, para quem vai cursas o Ensino Fundamental II; e da ficha 18 que comprova a conclusão do Ensino Fundamental I e II para quem vai cursar o Ensino Médio. 

Secretaria da Educação

Anualmente, as Secretarias de Educação estaduais ou municipais abrem vagas para o EJA em instituições pública, onde você não precisa pagar mensalidade. 

Sempre no início do ano as vagas são ofertadas. Os estudantes devem comparecer em uma das escolas do estado ou da prefeitura para fazer sua matrícula. Os estudantes recebem um kit escolar, com fardamento, caderno, bolsa, lápis, régua, borracha, caneta, etc. 

É preciso levar os seguintes documentos: 

  • Duas fotos 3×4;
  • Transferência da escola em que estudava; 
  • Certidão de nascimento ou de casamento; 
  • Cópia do comprovante de residência com número do CEP.

Procure a Secretaria de Educação do seu estado ou município para obter informações mais específicas de acordo com as vagas da sua cidade ou estado. 


Como obter o Certificado do EJA? 

Após concluir os estudos em uma das formas apresentadas no tópico acima, é preciso fazer uma prova, como se fosse um vestibular, para comprovar que você está apto a receber o diploma de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio. 

Para receber o certificado do Ensino Fundamental EJA, é preciso realizar a prova do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). Neste exame, os candidatos deverão fazer uma prova com as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa;
  • Língua Estrangeira Moderna;
  • Artes;
  • Educação Física;
  • Redação;
  • Matemática;
  • Historia;
  • Geografia; e
  • Ciências Naturais.

Caso já tenha concluído o Ensino Fundamental na modalidade EJA, e deseja fazer o Encceja, clique aqui para se inscrever. As inscrições sempre abrem no início do ano, entre fevereiro e março. 

E para os que já concluíram o Ensino Fundamental e fizeram o Ensino Médio na modalidade EJA, também devem realizar uma prova.

Para obter o certificado do Ensino Médio EJA, é preciso se inscrever no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), e na hora do cadastro online para participar do Enem, você deve informar que fará a prova para obter o certificado de conclusão. 

Clique aqui para fazer sua inscrição no Enem e obter seu certificado. As inscrições abrem sempre entre entre abril e maio, e você deve ficar atento para não perder o prazo. 


Siga todas nossas dicas e comece a estudar no EJA Supletivo 2017!

EJA Supletivo 2017 – Como se Inscrever, Documentos
12 votos. Average 3.1 out of 5

4 thoughts on “EJA Supletivo 2017 – Como se Inscrever, Documentos

  1. Bianca Azevedo

    Boa tarde
    Fiz o enem para obter o certificado do ensino medio
    Se nao atingir a pontuaçao, gostaria de saber como faço

    Reply
  2. KATIA REGINA CARDOSO

    OLÁ!ENTÃO,FIZ MEU SEGUNDO GRAU INCOMPLETO …FIQUEI DEVENDO ALGUMAS MATERIAS,E EU FAZIA TECNICO DE PROPAGANDA E PUBLICIDADE .PRECISO MUITO TERMINAR ,FUI ATE O COLEGIO PRA PEGAR UMA DECLARAÇAO,O COLEGIO FECHOU,TAMBEM ERA SUPLETIVO .TEM COMO EU ACABAR MEU SEGUNDO GRAU A DISTANCIA?OBRIGADA PELA SUA ATENÇAO.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *