ProUni 2017 – Absolutamente Tudo sobre as Bolsas

Para saber tudo sobre as bolsas do ProUni 2017 basta ler este post com todas as informações que você precisa saber. Tire todas suas dúvidas com este post completo sobre bolsas de estudo do ProUni 2017, vem conferir!

ProUni 2017

ProUni 2017

ProUni 2017

Desde 2004, o Programa Universidade para Todos (ProUni) tem aberto oportunidade para milhares de jovens com bolsas de estudo integrais e parciais para cursos de graduação e sequenciais de formação específica. As bolsas são ofertadas para os cursos em instituições de ensino privadas. 

Nem todos os estudantes podem ser beneficiados com esta bolsa de estudos. É preciso atender a alguns requisitos. É destinado aos estudantes que concluíram o Ensino Médio na rede pública ou particular na condição de bolsista integral. Além disso, é preciso que a renda per capita familiar seja de até três salários mínimos. 

inscricoes-para-o-prouni-2016

A seleção se dá pelas notas do Enem, assim, podendo ser uma classificação justa para aqueles que obtiveram melhor desempenho nas provas. 


man-working-on-a-laptop-from-side-view-4Sisprouni

Este é o sistema pelo qual as inscrições para o ProUni 2017 são feitas. Lá ficam armazenadas todas as informações sobre as instituições participantes do Programa, e de todos os estudantes cadastrados. 

O MEC verifica, por meio deste sistema, a situação de cada instituição e dos bolsistas de cada uma. 


books-stack-of-three-2Bolsa de Estudo

Este é um benefício do programa, que funciona de modo parcial ou integral de desconto sobre os valores da mensalidade cobrado na instituição de ensino. 

Caso você já esteja matriculado na instituição de ensino e só depois foi contemplado com a bolsa do ProUni, não terá o dinheiro da parcela de outros semestres devolvido. Apenas o semestre que corresponde com  que foi contemplado. 

3

Como o Programa é concedido pelo Governo Federal e não funciona como “empréstimo”, o estudante, ao concluir o curso, não fica com pendência financeira alguma aos cofres públicos. 

A bolsa tem prazo de validade, e este prazo acaba quando o bolsista conclui o curso. Mesmo que haja semestres restantes que poderiam ser utilizados no Programa, assim que o curso acaba você não pode mais usar a mesma bolsa em outros cursos. 

As taxas para expedir algum documento, material didático ou algum curso extra-curricular, não são de obrigação deste programa, ou seja, a bolsa vale apenas para as disciplinas que estão previstas na ementa do curso. Outras despesas não serão cobertas pela bolsa de estudos. 

O estudante que for contemplado com a bolsa Prouni para a instituição e curso em que já estuda, pode dar continuidade a seus estudos, assinando o Termo de Concessão de Bolsa e assim, receber os benefícios do programa. 

Caso você tenha sido contemplado com a bolsa de estudos para um curso, e futuramente queira trocas, esta transferência é possível. 

Mudar  turno, campus, curso ou até mesmo para outra instituição, será possível se as instituições estiverem em acordo, o curso que você deseja tenha vaga e esteja credenciado com o ProUni

Para transferir sua bolsa para instituições de ensino superior pública, o estudante deve solicitar i encerramento da sua bolsa de estudos, pois é proibido receber os benefícios do Programa aqueles que estão matriculados em instituições de ensino superior. 


business-hierarchyCoordenação do ProUni na Instituição de Ensino

Na instituição em que você conseguiu a bolsa de estudos, deverá ter um coordenação para tratar dos procedimentos de rotina em relação a sua bolsa, obter informações e solucionar dúvidas importantes. 

Esta coordenação é formada por um coordenador principal e até cinco representantes do ProUni, em cada campus da instituição. É papel do coordenador estar sempre presente e disponível para efetuar todas as medidas necessárias no Sisprouni ou qualquer outro procedimento. 


cancel-musicEncerramento da Bolsa ProUni

Caso você deseje trancar sua matrícula,deve seguir as instruções da instituição. A bolsa também poderá ficar suspensa, mas, o período que você não está estudando será contado como se ainda estivesse, o que não prolonga a utilização da bolsa.

Por exemplo, você trancou sua matrícula e a bolsa por 6 meses. Durante este tempo, foi contabilizado um tempo de uso pelo ProUni e que será descontado no final do curso. Se você tem 4 anos de bolsa de estudos, e trancou matrícula por 6 meses, só poderá usufruir de 3 anos e 6 meses de bolsa, pois os 6 meses que você trancou não poderão ser ressarcidos. 

A bolsa de estudo poderá ser encerrada:

  • Caso não haja a matrícula na instituição;
  • Encerramento da matrícula pelo bolsista;
  • Se matricular em alguma instituição pública de ensino superior; 
  • Concluir o curso; 
  • For reprovado em, no mínimo 75% do total das disciplinas em cada período; 
  • Acúmulo de bolsas do ProUni; 
  • Dentre outros casos mais específicos. 

update-arrowsRenovação da Bolsa

A cada semestre a bolsa do ProUni deve ser atualizada. Na Coordenação do ProUni que há em cada instituição, os bolsistas devem comparecer e assinar o Termo de Atualização do Usufruto da Bolsa. 

Caso não haja a renovação, a bolsa fica suspensa, e dependendo do prazo, poderá ser cancelada. 


dollar-sign-and-piles-of-coins-1Prouni e Fies

O Fies é um financiamento do Governo para os cursos de graduação do ensino superior. O bolsista parcial do programa pode ter o Fies como financiador da outra parte da mensalidade que não é coberta pela bolsa de estudos.

No caso de o estudante possui o Fies e foi contemplado com a bolsa de estudos integral do ProUni, deverá cancelar o Fies para ser beneficiado apenas pelo Programa. 


edit-documentManual do Bolsista – ProUni 2017

Se você deseja informações mais específicas de acordo com cada caso, você pode contatar o ProUni através do número: 

  • Telefone:  0800.616161

Ou conferir o Manual do Bolsista, que é super completo para todos os candidatos ao ProUni ou que já possuem a bolsa de estudos: Manual Bolsista ProUni

ProUni 2017 – Absolutamente Tudo sobre as Bolsas
1 votos. Average 5 out of 5

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *