SISU 2017 Inscrição → Como Passar na Nota de Corte, Resultados

SISU 2017 inscrição é feito para você que quer ingressar numa das universidades públicas do Brasil. Se preparou durante o ano e fez a prova do Enem? Então agora é o momento de fazer o SISU 2017 inscrição. Aqui te explicamos tudo sobre isso, vem conferir!

SISU 2017 Inscrição

SISU 2017 Inscrição

O Que é e Como Funciona o SISU? 

Este é o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC). Por meio dele é feito toda a classificação de candidatos para as vagas ofertadas pelas instituições públicas de ensino superior. 

O processo de seleção do SISU 2017 inscrição possui apenas uma etapa. No ano são feitos dois processos seletivos: um no início do ano e outro no início do segundo semestre. Se você não conseguiu uma vaga no primeiro semestre, pode tentar no segundo novamente. 

São várias vagas e cursos ofertadas pelas instituições. Ao acessar o sistema, você faz 2 opções de inscrição dentre as vagas, escolhendo entre a modalidade de ampla concorrência ou vagas destinadas a políticas afirmativas (afrodescendentes, indígenas, egressos de escola pública etc.).

No encerramento da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente, sem “interferência humana” os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com a nota do Enem e com a quantidade de vagas disponíveis. 

Os candidato aprovado tem uma data para efetuar a matrícula na instituição que foi selecionado. Caso não compareça à instituição até a data especificada, a vaga ficará aberta. Aí surge a Lista de Espera Sisu, onde os candidatos que não foram classificados, manifestam interesse em participar desta lista de espera, que será disponibilizada no sistema de acordo com a data do cronograma.

Os candidatos que participam da lista de espera são como uma repescagem, e a classificação é feita do mesmo modo, quem tiver a nota mais alta ficará à frente, podendo entrar para o curso pela lista de espera com as vagas que ficaram em aberto. 

Todas as instituições de ensino federais, universidades, institutos e centros de educação fazem parte do Sisu 2017. Cada instituição reserva um número de vagas para cada modalidade e cursos. Em 2016, foram distribuídas 51.412 vagas em todo o país pelo Sisu. 

Vamos saber mais sobre o SISU 2017 Inscrição, continue lendo… 


Quem pode fazer o SISU 2017 Inscrição? 

Podem participar da seleção, todos os candidatos que participaram do Enem do ano anterior ao da seleção. Ou seja, para fazer o SISU 2017 inscrição é preciso ter feito o Enem em 2016. 

Porém, mesmo que você tenha feito o Enem 2017 mas tenha zerado a redação, ou seja, a sua nota foi zero na redação, não pode se inscrever no Sisu, e em nenhum outro programa de seleção do MEC. 

Se você já foi contemplado com bolsa do Sisu, pode se inscrever novamente para participar da seleção, mas não poderá acumular 2 bolsas de estudo ao mesmo tempo. 

Algumas instituições e determinados cursos determinam notas mínimas para se candidatar. Isso é informado ao candidato no momento da inscrição. 

Vamos recapitular? Se você fez o Enem 2016, tirou nota na redação maior que 0, já foi contemplado com a bolsa do Sisu, ou ainda não foi contemplado, pode participar do SISU 2017 inscrição


SISU 2017 Inscrição

A inscrição no Sisu deve ser feita apenas no Sistema do Sisu online. Para acessar o sistema e fazer seu cadastro, é preciso ter o número de inscrição e senha do Enem.

No site do Enem você pode relembrar seu número de inscrição e a senha. Basta digitar seu CPF, e caso não lembre sua senha, clique em “Esqueci minha senha” para recuperá-la. Você precisa ter os dados de número de inscrição e senha para fazer o SISU 2017 inscrição

Após acessar o site do Enem e ter em mãos o número de inscrição e senha, você pode acessar o site do Sisu. Clique na opção “Fazer inscrição” e informe os dados que se pede. 

Suas informações pessoais estarão na próxima tela, assim que você prosseguir o cadastro. Caso tenha alguma alteração, você pode editar e corrigir. O próximo passo é a escolha da instituição e curso para primeira e segunda chamada. Você deve classificar as 2 opções de curso por ordem de preferência, instituição e turno. 

Você também deve escolher em qual categoria deseja concorrer. se nas vagas de ampla concorrência ou vagas destinadas a políticas afirmativas (afrodescendentes, indígenas, egressos de escola pública etc.). Após escolher todas suas preferências, estará inscrito no Sisu 2017. 


Como Passar na Nota de Corte do SISU 2017?

A partir do segundo dia de inscrição, o sistema calcula as notas de corte para cada curso, de acordo com a quantidade de pessoas fazendo uma média de qual nota você precisa ter para estar classificado no curso escolhido. 

Para passar na nota de corte do Sisu 2017, você precisa ficar atento às atualizações do sistema. Todos os dias, ele atualiza a nota para cada curso. Caso você esteja matriculado em um curso que tenha nota de corte de 800 e você tem nota de 780, possivelmente não será classificado para este curso, visto que tem uma grande diferença da nota de corte para sua nota. 

Lembre-se que os décimos fazem toda diferença. Do primeiro colocado para o último podem tem apenas décimos de diferença na nota. Por isso, não arrisque. Se sua nota não ultrapassar a nota de corte, escolha outra opção de curso, ou o mesmo curso em outras instituições. 

Você pode mudar suas duas opções de cursos quantas vezes quiser, até o último dia de inscrição. Mas fique atento, pois será válido a última opção escolhida. Após o prazo de inscrição, você não poderá mais alterar a opção de curso. 

A nota de corte é uma base para os candidatos saberem como está o nível dos seus concorrentes para o curso escolhido. Passar na nota de corte é mais uma questão de estratégia. Fique atento ao sistema e confira sempre a nota de corte do curso que você escolheu para saber se está acima da média estipulada. 


Resultados do SISU 2017 Inscrição

Você pode saber seu resultado do Sisu 2017 no Boletim de Acompanhamento disponível no portal do Sisu. Também nas instituições participantes ou por meio da Central de Atendimento do MEC, pelo telefone 0800-616161. 

Pode acontecer empate na hora da classificação, o Sisu tem como critérios de desempate: 

  • Maior nota obtida na redação;
  • Maior nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias;
  • Maior nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias;
  • Maior nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Maior nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Você sendo selecionado, deve conferir o prazo para se matricular, pois isto servirá como confirmação de que você tem interesse na vaga, caso não se matricule até a data prevista, será desclassificado e não poderá recorrer à vaga após o prazo.

 

SISU 2017 Inscrição → Como Passar na Nota de Corte, Resultados
1 votos. Average 5 out of 5

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *